EmbraiagemEmbraiagem

A Embraiagem é o mecanismo que garante a ligação entre o motor e a caixa de velocidades do automóvel, sendo uma das peças com maior desgaste no veículo, uma vez que está em constante utilização, quando o carro está a circular.

De forma a garantir que o seu automóvel tenha o melhor desempenho na estrada, deve estar atento ao comportamento da embraiagem. Isto porque os automóveis apresentam determinados sinais que indicam a necessidade de substituição da embraiagem. Por exemplo, se sentir a embraiagem mais dura, quando pressiona o pedal com o automóvel em funcionamento, ou quando esta começa a patinar e a fazer ruídos.

Na Sofrapa, poderá adquiri a Embraiagem por si só, ou o kit de Embraiagem, que normalmente é constituído por três componentes: o prato de embraiagem, o disco de embraiagem e o rolamento de encosto (dependendo das marcas e modelos poderá ter igualmente o volantes de motor, monomassa ou bimassa).

 

O sistema de embraiagem é composto por três elementos fundamentais:

  • Rolamento de desembraiagem - O rolamento de encosto da embraiagem é o elemento que permite separar o disco do mecanismo. Tem a forma de um rolamento ou de um anel e é acionado através do cabo da embraiagem.
  • Disco de embraiagem – O disco de embraiagem serve para ligar o motor ao eixo primário da caixa de velocidades.
  • Prato de embraiagem – Também conhecido como prato de pressão, é a peça que pressiona o disco contra o volante de motor, fazendo o sistema de embraiagem funcionar quando o motor está ligado.

 

Quando pressionamos o pedal da embraiagem, o rolamento desliza para a frente sobre o veio primário da caixa de velocidades, comprime uma mola em diafragma e liberta o disco. Desta forma, o disco da embraiagem deixa de unir o prato de embraiagem e o volante da embraiagem, permitindo o engrenamento da velocidade. Ao libertar o pedal, a mola pressiona novamente o disco sobre o volante, permitindo a aceleração ou desaceleração do automóvel conforme a relação de caixa engrenada.

Alguns Conselhos para poupar a Embraiagem:

  • Não coloque pé sempre em cima do pedal da embraiagem. Se o fizer, vai estar a pressionar desnecessariamente a embraiagem, causando um maior esforço e desgaste no mecanismo.
  • Não fazer ponto de embraiagem em subidas muito acentuadas (nestas situações use o travão de mão).
  • Deve arrancar sempre com a primeira velocidade.
  • Evitar arranques e as reduções bruscas da velocidade.

 

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