De acordo com os princípios de transparência, conduta e boas práticas e em cumprimento da Lei n.º 93/2021 de 20 de dezembro, a Sofrapa Automóveis, S.A. tem ao dispor um sistema que permite a qualquer pessoa singular consiga transmitir, de forma direta e confidencial, qualquer prática menos lícita ou alegada irregularidade.
Pretende-se com este sistema facilitar a deteção, punição e prevenção de condutas impróprias, permitindo a apresentação de queixas, que devem ser factualmente circunstanciadas e fundamentadas.
Para o efeito, procede-se à criação de um canal próprio para a apresentação de denúncias.
As mensagens a submeter por via do Canal de Denúncia poderão ser instruídas do seguinte modo:
As eventuais irregularidades a comunicar deverão conter os dados necessários para se poder levar a cabo a análise dos factos denunciados. Assim, as comunicações recebidas deverão incluir a seguinte informação:
O formulário existente para apresentação de denúncias, assegura a existência dos requisitos definidos anteriormente para as comunicações.
A Sofrapa Automóveis, S.A. assegura que o tratamento da informação constante da comunicação é confidencial, respeita as normas do RGPD (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados), garante que as comunicações são, diretamente, rececionadas pela direção dos Recursos Humanos e que o acesso aos dados e a respetiva forma de tratamento fica a cargo deste departamento.